sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

,

Jornalismo

É fácil criticar. É bastante fácil falar mal do Jornalismo, do seu estado, do seus intervenientes. Ultimamente tenho aprendido muitas coisas que ora me fascinam, ora me repelem. Mas mais me fascinam. Porque, como ouvi, o Mundo era um lugar pior sem o Jornalismo, simplesmente não éramos informados. E estar ou não informado faz toda a diferença. Mas também não era isso que queria vir aqui falar. Quero falar nas recompensas da profissão, daquilo que se vive em directo, daquilo com que se pode conviver, falar, tocar, sentir. Porque os jornalistas, com mais ou menos imparcialidade, são seres humanos e não podem desligar os seus sentimentos. E foi hoje o que o jornalista da SIC (juro que não me lembro o nome) fez acerca dos 6 pescadores que foram encontrados salvos na balsa. Toda a gente espera deles informação, factos, não opiniões. Mas eles próprios enriquecem-se todos os dias, presenciam emoções fortes, medo, alegria, angústia e histórias de vidas ímpares. Isso sim, fascina-me na área, o conhecer os rostos de histórias anónimas. Sem dúvida que este jornalista ganhou num dia o que uma pessoa comum não ganha num ano.

1 comentários:

Paranoiasnfm disse...

Concordo contigo, apesar de eu ser uma das pessoas que critica bastante o Jornalismo (no meu blogue, em algumas situações).

Às vezes é positivo ser-se informado... mas, nos dias que correm, não se perdia nada se fossemos menos informados, tal é a quantidade de pseudo-informação que nos aparece à frente todos os dias.

Mas pronto, faz falta, sem dúvida. :)

Beijinhos

Meninas

Com tecnologia do Blogger.